Como se preparar para ir para o Vale do Capão na Bahia

Como se preparar para ir para o Vale do Capão na Bahia

20/03

Itens essenciais você não pode deixar de levar na mala para sua viagem.

O Vale do Capão é um lugar cercado de atividades e boas energias, independente de qual o seu objetivo em sua viagem é preciso levar na mala itens básicos para fazer da sua estadia nesse lugar ainda melhor. 

Por ser localizado entre as montanhas o clima varia, causando uma dificuldade na hora de saber qual as melhores escolhas a se fazer, sem contar em produtos que são indispensáveis independente do clima, que podem eventualmente passar despercebidos e só serem lembrados quando são necessários. Muitos desses itens podem se tornar difíceis de serem encontrados na Vila, então é melhor anotar essas dicas. 
 
Tênis
Ninguém vai ao Capão e não faz pelo menos uma trilha, afinal esse é um dos grandes chamarizes da região. Por esse motivo, usar um calçado confortável para poder se locomover pelas trilhas de terras e íngremes exige esse tipo de vestimenta. Dê preferência aos antiderrapantes para ser mais fácil na hora de fazer uma subida mais inclinada. 

Roupa de Ginástica e leves 
Assim como tênis, sempre pensando na melhor experiência possível, usar roupas feitas para exercícios ou que não sejam pesadas é muito importante, tanto para facilitar a mobilidade quanto para o conforto durante o trajeto e estadia. 
Opte por calça em dias frios e para proteger as pernas, blusa folgada, bermuda se o clima estiver mais quente. 

Boné, Protetor Solar e Óculos escuros
O clima do Vale é variável, mas independente disso mesmo com o mormaço de um tempo fechado ou em um dia ensolarado é preciso sempre se proteger. Por essa razão, ter em mãos boné, protetor solar e óculos escuros para se preservar contra a incidência exagerada de raios solares, causados pelo longo tempo de exposição durante algumas trilhas é extremamente necessário.   


Repelente
Como o local tem contato direto com a natureza, ter em mãos um repelente pode te ajudar a afastar da picada dolorosa de insetos como formigas. Algumas pessoas possuem alergia a essas picadas, sendo assim para não acabar com sua experiência é melhor levar na mala um por precaução. 


Cantil
Se hidratar durante uma trilha é de suma importância. É claro que é possível comprar garrafinha de água para poder transportar durante a caminhada, mas se preferir levar uma quantidade de água maior que 250 ml - o que é mais recomendável - é preferível levar sua própria garrafa d’água. 

Remédio
Essa dica serve para qualquer lugar, mas é sempre bom reforçar. Tem pessoas que sofrem de problemas com a mudança de clima ou que já possuem alguma doença como asma ou rinite. Sendo assim, é importante estar prevenido e levar seus remédios, caso contrário pode ser muito complicado encontrar esses medicamentos.  


Agasalho
Não importa a época do ano, o Capão faz frio. Esse talvez seja o item mais importante da sua mala, que não deve ser esquecido de maneira alguma. A noite o clima frio das montanhas e possíveis chuvas justificam a relevância desse item primordial.  
Roupa de Banho
Tomar um delicioso e refrescante banho de cachoeira vai deixar suas caminhadas ainda mais sensacionais, então leve na bagagem uma roupa de banho para poder aproveitar as duchas de hidromassagem natural que as cachoeiras proporcionam. 

Kit de Primeiros Socorros 
Todo cuidado é necessário quando se trata de realizar aventuras, isso inclui ter sempre um pequeno kit de primeiro socorros, afinal fazer trilha com lugares íngremes e rochosos podem causar alguns machucados. 

Então é sempre bom levar curativo adesivo, pomada de arnica (é anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante), álcool (gel em sachê ou lenços umedecidos), atadura ou bandagem de algodão, gaze, pinça, soro fisiológico e spray antisséptico. 

Mochila 
E para deixar as mão livres, leve uma mochila. Coloque todos os itens nela, não esqueça nada, mas tente deixá-la o mais leve possível para não incomodar durante o trajeto, após isso é só aproveitar ao máximo as trilhas e seus dias no Vale do Capão. 

Curta sua viagem sem se preocupar se esqueceu algum artigo importante e deleite-se com o melhor que o Vale do Capão tem a oferecer.