O Que Visitar?

Se entregue a natureza e agradeça...

O Vale do Capão possui uma magia irresistível, com suas belas, imponentes e tranqüilas montanhas, que oferecem passeios a lugares deslumbrantes, banhos de rio ou cachoeira, caminhada contemplativa ou simplesmente se permitirem a observar e sentir essa magia.

É muito importante o acompanhamento dos guias especializados e participantes da Associação dos Guias do Vale do Capão da Chapada Diamantina.

Cachoeira da Fumaça

Maior cachoeira do Brasil com 380 metros de altura. Em um cânion de paisagem inigualável, o vento traz as águas da cachoeira de volta para cima formando uma cortina de fumaça.

Cachoeira do Riachinho

Situada a 2 km da pousada, uma trilha de fácil acesso, distanciando-se em torno de 20 minutos andando ou 5 minutos de carro, levando a uma linda cachoeira com um poço para banho.

Cachoeira da Purificação

No final do Vale do Capão, seguindo o rio por dentro da matinha, após a Poço da Angélica, chega-se a Cachoeira da Purificação, uma queda d’água no final do paredão, um verdadeiro santuário.

Morro do Pai Inácio

Símbolo da Chapada Diamantina, está localizado no município de Palmeiras a 45 km do Vale do Capão. Tem uma das mais belas vista da Chapada, e vale à pena apreciar o pôr do sol.

Morrão e Águas Claras

Um dos cartões postais do Vale do Capão com sua imponência em meio aos gerais, tem aos seus pés vários poços com quedas d’água; uma trilha de 2 horas em terreno plano.

Trilha Capão-Pati

Trilha longa, com um percurso de 23 km e 8 h de duração subindo serra e caminhando pelos gerais, chega-se ao Vale do Pati, um vale de beleza sem igual; os especialistas colocam esta trilha entre as 3 mais belas trilhas de eco turismo do mundo. Esse passeio pode ser feito por 03 ou 05 dias.

Trilha Capão-Lençois

Reviver o caminho dos antigos tropeiros é realmente uma bela e agradável experiência saindo do Vale do Capão pelas montanhas até chegar à cidade histórica de Lençóis. São 18 km que podem ser feitos em 6 h de caminhada.

Trilha Capão-Giné

Essa trilha é uma ótima alternativa para aqueles que querem conhecer a entrada do Vale do Pati e retornar ao Vale do Capão no mesmo dia retornando pelo povoado do Guiné. Percurso de 20km e 7h de duração pelos Gerais do Vieira onde se vislumbra uma linda paisagem.