7 bons motivos para ir em um retiro de autoconhecimento

7 bons motivos para ir em um retiro de autoconhecimento

28/09
O ritmo acelerado da vida moderna pode transformar a nossa existência em um turbilhão desconexo de memórias. E, por isso, talvez você se sinta estressado, desanimado ou até perdido, e não saiba o que fazer para diminuir essas sensações. 

Nesse caso, podemos dizer para você que está mais do que na hora de você reservar um tempo para si e ir em um retiro de autoconhecimento. 

Descrito por muitos como uma experiência completamente transformadora, os retiros são uma oportunidade única para você se desenvolver, tanto nos aspectos pessoais, espirituais  e até em quesitos profissionais. 

Quer entender melhor o que é um retiro e os benefícios de participar de um? Nos acompanhe neste artigo e descubra! 

O que são os retiros de autoconhecimentos?

Também conhecidos como retiros espirituais, a verdade é que esses lugares nada têm a ver com religiosidade. 

Desenvolvimento espiritual não diz respeito a nenhuma religião específica, mas diz muito sobre o ato de encontrar a si mesmo em um mundo onde tudo é tão corrido e barulhento. 

Assim como você, muitas outras pessoas se sentem engolidas pelo estresse e rotina. E isso não traz nada além de dor e dificuldade em lidar com si próprio. 

Os retiros espirituais, ou de autoconhecimento, promovem, então, atividades e dão para você o contexto perfeito para desacelerar o ritmo e olhar para a vida com mais cuidado. O espaço é de aprendizado e desenvolvimento pessoal. 

Mas esses não são os únicos benefícios dos retiros! Confira abaixo alguns dos melhores motivos para você sair da sua rotina agora mesmo e ir até um retiro de autoconhecimento.

1. Mudança necessária na rotina

Diferente de qualquer viagem que você já tenha feito, em um retiro você realmente se afasta completamente da rotina. Mais do que isso, esse afastamento tão necessário também permite que você olhe para o mundo com muito mais atenção, mas sem se angustiar com ele. 

2. Lugar para você olhar para dentro de si

Um dos principais objetivos de um retiro espiritual é, justamente, esse processo de olhar para si próprio com cuidado, dando atenção para questões internas antes ignoradas. Só assim você poderá trabalhar suas próprias angústias e se desenvolver. 

3. Contato único com a natureza

Os retiros de autoconhecimento costumam ser em lugares isolados, o que garante que você tenha um contato direto e íntimo com a natureza. Esse processo pode ser importante para você se conectar com a vida que tem a seu redor e encontrar paz interior. 

Na Pousada Villa Lagoa das Cores, você entra em contato com toda a beleza milenar do Vale do Capão, e tem a oportunidade de mergulhar em algumas das cachoeiras mais bonitas da Bahia. 

4. Oportunidade para mudar a alimentação

É comum que os retiros de autoconhecimento ofereçam uma alimentação diferenciada, mais saudável do que aquela que costumamos ter em nosso dia-a-dia. 

Essa é uma oportunidade de você limpar o corpo dos alimentos ultraprocessados e abraçar uma alimentação rica em nutrientes. Vale lembrar que cuidar do corpo também é uma forma de velar a mente e o espírito!

5. Atividades que estimulam o autodesenvolvimento

Os retiros oferecem atividades, como a meditação guiada, que auxiliam você a se encontrar nesse mar de informação que é o mundo. Na Pousada Villa Lagoa das Cores, você também pode realizar uma trilha dentro da própria pousada, desenvolvida para guiar você em um processo de autoconhecimento e crescimento espiritual.

Descrita como inesquecível por quem já a fez, a trilha inclui um Jardim de Meditação, Canto de Contemplação, Labirinto, e outros espaços que norteiam você no processo de autoconhecimento.

6. Renova as energias para o dia-a-dia

Após tirar esse tempo para si, é comum que você volte para a rotina com muito mais energia e disposição, inclusive no trabalho ou faculdade. Mas, claro, não pare de cuidar de si mesmo após sair do retiro, para garantir que o seu crescimento pessoal será constante.

7. Transformação pessoal garantida

Dentre todos os motivos para ir em um retiro de autoconhecimento, com certeza, o mais importante é a transformação em sua percepção de mundo e de si próprio. É muito difícil que você saia do retiro do mesmo jeito que entrou. 

E então? Está pronto para aproveitar e comprovar por si próprio esses motivos para ir em um retiro de autoconhecimento? 

Se você gostou do artigo, aproveite para conhecer mais sobre a nossa pousada e atividades que desenvolvemos especialmente para você, que quer desacelerar e começar o processo de autoconhecimento!