Corpo e mente saudáveis: confira os benefícios de fazer trilha

18/02

Se praticar caminhada já é bom para saúde, imagina ter a chance de fazer isso desfrutando de paisagens exuberantes. Fazer trilha é uma boa opção para quem deseja se exercitar e aproveitar uma bela paisagem ao chegar no final. Até já demos dicas aqui no nosso blog de três trilhas lindas e leves para você conhecer. Mas, antes de sair por aí fazendo trilhas de forma indiscriminada, vá ao médico, faça um check up e comece com caminhadas leves. Sabia que este tipo de atividade gera uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente? Conheça a seguir quais são:

Mente sã, corpo são

Caminhar no meio da natureza relaxa a mente e o corpo. A prática da atividade aumenta a produção de endorfina do corpo, o hormônio que proporciona a sensação de prazer e bem-estar, bem como reduz os níveis de depressão e ansiedade. Desenvolver habilidades que lhe permitam ir em trilhas mais desafiadoras e aumentar a distância da caminhada, se feita em certo período de tempo, também aumentam a autoestima.

Coração batendo no ritmo certo

Por si só, a atmosfera e energia do Vale do Capão fazem bem ao coração. Mas, sabia que fazer trilhas também estimula o sistema cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas? O coração bombeia mais sangue ao redor do corpo, o que fornece nutrição para as células, incluindo o cérebro.

Resistência física

À medida que o coração trabalha para fornecer sangue aos músculos usados na caminhada, os pulmões trabalham mais, fortalecendo-os e aumentando a capacidade pulmonar. A melhoria da resistência física possui benefícios fora da trilha de caminhada que incluem níveis energéticos maiores e uma taxa metabólica mais rápida.

Depois de conhecer os benefícios de se exercitar fazendo caminhadas, agora é só escolher qual trilha você fará na sua viagem ao Vale do Capão! Bom passeio!