Conhece a culinária típica do Vale do Capão? Descubra 4 pratos que você precisa provar

07/05

Conhece a culinária típica do Vale do Capão? Descubra 4 pratos que você precisa provar

O Vale do Capão não encanta apenas pelo espetáculo que a natureza construiu na região, mas também por sua energia e forte espiritualidade. Agora, o que muitos não sabem, é que a viagem para o local também pode surpreender por causa da sua gastronomia típica vegetariana.

Já pensou viajar para um local em que quase toda a culinária é vegetariana e diversificada? Além de surpreender pela variedade, o local também surpreende por ser local de nascimento de algumas receitas que, hoje, são mais comuns, como o palmito de jaca, por exemplo. 

Quer conhecer um pouco melhor a gastronomia única do Vale do Capão? Nos acompanhe neste artigo e descubra mais um pouco da história do local e confira alguns dos pratos que você não pode deixar de provar.

 

Vale do capão: paraíso da culinária vegetariana

O Vale do Capão realmente tem uma energia única, e não é muito difícil entender porquê dezenas de pessoas de todas as partes do mundo resolveram fazer morada no local.

O que surpreende não é apenas a energia espiritual do local, mas também a força da comunidade do local, que geralmente reúne pessoas que estão em busca de uma conexão maior com a mãe natureza.

E isso não é de agora: há 30 anos, quando a comunidade do Vale do Capão começava a crescer, comunidades, que buscavam uma vida mais alternativas e influenciaram os moradores com sua dieta vegetariana. 

E o que não falta é opção, seja de pizzas, salgados e até mesmo moquecas, tudo sem nenhum tipo de carne animal. Alguns dos pratos, já fazem até mesmo parte da cultura da região e prová-las é quase obrigatório para quem visita a região. Confira!

 

Pastel de palmito de jaca

Se você nunca provou palmito de jaca, não consegue imaginar o quanto ele é diferente do sabor adocicado da própria fruta. E a verdade é que até mesmo quem já provou o palmito de jaca ou costuma usar em sua cozinha, não sabe que o alimento surgiu no Vale do Capão.

Um dos grandes sucessos da culinária local é o famoso pastel de palmito de jaca, que agrada mesmo quem não é vegetariano. Na Feira do Capão, aproveitar para provar o pastel junto com um copo de caldo de cana é uma boa pedida.

Pizza integral acompanhada do mel com pimenta

Outra receita que cresceu junto com a comunidade do Vale do Capão é a pizza integral vegetariana, de um agricultor local.

A mistura de cenoura, tomate, azeitona, alho e outros ingredientes fez sucesso entre entre os moradores da comunidade e os visitantes.

Isso foi há cerca de 25 anos, mas o sucesso da pizza integral continua até hoje. Inclusive, uma das recomendações dos próprios moradores para os visitantes é experimentar a pizza acompanhada de mel com pimenta, que é outra iguaria comum na região.

 

Moqueca de palmito de jaca

Moqueca já é um prato comum na Bahia, mas poucos lugares oferecem a possibilidade de experimentar uma moqueca totalmente vegetariana, feita de palmito de jaca. No Capão e municípios próximos é possível encontrar restaurantes que oferecem o prato. 

Espaguete de abobrinha ao sugo com funghi

Se você está procurando algo um pouco mais sofisticado, também não vai encontrar dificuldade em achar opções na região. No Benditto Restaurante, por exemplo, você encontra pratos como o espaguete de abobrinha ao sugo com funghi.

Na própria comunidade do capão, você também vai encontrar restaurantes que trabalham com culinária internacional, sempre mantendo opções vegetarianas.