Contato com a natureza e apreciação do silêncio: segredos do autoconhecimento

Contato com a natureza e apreciação do silêncio: segredos do autoconhecimento

24/08
Ás vezes, tudo o que precisamos para desligar da correria da vida, ainda mais quando você mora em cidade grande, é de um pouco de silêncio e contato com a natureza. E se você anda com dificuldade de começar seu processo de autoconhecimento, pode ter certeza, esse é o segredo.

E não importa, mesmo que você não tenha muito tempo disponível para viajar ou ter esse contato com a natureza, qualquer fim de semana ou feriado pode ser o suficiente para repensar a vida e começar o processo de autoconhecimento.

Mas para isso, claro, estar aberto e buscar aproveitar o melhor da beleza da natureza é fundamental, ainda mais quando você optar por lugares maravilhosos como o Vale do Capão

Quer saber algumas dicas bacanas para você sair da sua viagem completamente transformado? Confira nossas dicas!

Aproveite ao máximo o ar puro

Dentre as maravilhas do contato com a natureza, o ar puro e limpo é uma das melhores. E essa é, aliás, uma das grandes diferenças que as pessoas costumam sentir logo de início, ao sair da cidade e se aproximar de regiões onde o verde predomina. 

E você pode usar todo esse bem-estar, que só um lugar imerso na natureza pode lhe dar, para realizar atividades como a meditação ao ar livre e estimular o seu processo de autoconhecimento. Se você nunca realizou atividades assim, essa é uma boa ocasião (e lugar!) para começar, não acha? 

Apure os ouvidos para os sons da natureza

Isso pode passar batido por você, mas se quiser realmente aproveitar o melhor que a natureza pode lhe dar e começar o seu processo de autoconhecimento, recomendamos que pare para perceber também a beleza dos sons da natureza. 

Longe do barulho da cidade, o silêncio permitirá que você escute melhor o barulho das árvores, pássaros e até o som da brisa. 

Aproveitar esse momento para pensar na vida — inclusive, na beleza dela — é perfeito para aumentar o seu contato com a natureza e esquecer o estresse do trabalho e dos afazeres diários. 

Para muitos, esse também é o momento ideal para aprender a lidar com a solidão e silêncio, caso você realize a viagem sozinho. 

Faça caminhadas e preste atenção aos detalhes

Caminhadas são uma ótima pedida para quem está visitando um lugar paradisíaco, como o Vale do Capão. Porém, só ela não é suficiente se você não estiver atento aos detalhes e experiências que só a natureza pode lhe dar. 

Para tornar o trajeto prazeroso e ainda mais marcante, ande lentamente e perceba os detalhes que o cerca, desde o vento até o balançar das folhas. 

Uma dica que pode transformar completamente a sua experiência é pedir dicas de trajetos para os moradores da região, ou até mesmo ser acompanhado por um guia durante a caminhada. 

Assim, você pode descobrir trilhas pouco conhecidas e descobrir lugares completamente diferentes ou vistas incríveis. Esteja disposto a vivenciar cada uma dessas experiências ao todo, prestando atenção aos detalhes dos caminhos que você pega e procurando entrar em contato com a natureza e se conectando com seu processo de autoconhecimento. 

Dê um mergulho revigorante

Viajar para um lugar que, além de caminhadas, você possa também dar um mergulho em rios, cachoeiras ou lagos é maravilhoso. Para muitos, um bom mergulho é só o que estava faltando para recarregar as baterias e limpar o corpo de energias ruins. 

Nesse quesito, os moradores podem lhe ajudar indicando os melhores lugares para tomar um bom banho, principalmente quando estamos falando de um local com rios e lagos. Assim, você saberá onde tem as águas fresquinhas ou as cachoeiras mais bonitas. 

Aliás, já experimentou um bom banho de cachoeira? É totalmente revigorante, e muitos aproveitam a energia boa para meditar e trabalhar a própria espiritualidade. 

Observe o céu, principalmente a noite

O céu noturno é outra das maravilhas que, hoje, você só consegue aproveitar estando longe das cidades grandes. E você não pode deixar de aproveitar isso, claro!

Se você escolher bem a pousada em que ficará durante a viagem, é possível que possa aproveitar o melhor das estrelas sem sair do local. No entanto, caso queira uma experiência mais imersiva, pode pedir dicas de regiões bacanas para observar o céu.

O que achou dessas dicas para aproveitar melhor o contato com a natureza? Está pronto para se jogar em uma viagem maravilhosa? Acompanhe nosso blog através das redes sociais e tenha acesso a outras dicas incríveis!