Retiro espiritual ou de yoga? O que você precisa saber antes de ter uma experiência zen

30/07

Prazos a cumprir, casa pra cuidar, relações para manter… E o tempo para cuidar de si? Com um ritmo tão corrido como se vive nos tempos atuais, dar uma pausa para relaxar e se reconectar com as energias do universo. Com tanta gente sentindo essa necessidade de ter um refúgio de autocuidado, tem surgido cada vez mais lugares que oferecem opções de turismo zen.

Afinal de contas, aliar refúgios fora da cidade e experiências transformadoras, é uma ótima fórmula para proporcionar autoconhecimento nesse ritmo moderno. Retiros são uma das formas mais buscadas. Sendo eles de yoga ou espirituais, ambos tem muito a oferecer para quem busca se desconectar da correria.

Quer saber qual a diferença entre eles? Então continue lendo e confira todas as dicas indispensáveis antes de ter uma experiência zen.

Retiro espiritual x retiro de yoga

Seja por meio de rituais, palestras, massagens, meditações, templos e tratamento de spa os retiros e hotéis que oferecem experiências holísticas são muito bons para quem está em busca de renovar as energias. Os retiros espirituais e de Yoga são complementares, ambos invocam o auto conhecimento e a melhora no olhar para a vida. O que diferencia os dois são as atividades oferecidas.

Dicas para ter uma experiência zen

Antes de escolher um lugar para entrar nessa jornada de autoconhecimento, é bom se preparar para garantir que sua experiência de relaxamento seja completa. Programe o seu tempo, reserve antecipado e saiba o que te espera de acordo com o que você escolher para vivenciar.

Se organize

Antes de partir para o retiro, veja a sua agenda de trabalho é compatível para o caso de feriados e férias. Além disso, busque sempre reservar antes, pois alguns lugares só funcionam com datas específicas. Nesses casos, é bom acompanhar o site do lugar que você quer ir para ver possíveis eventos.

Se desconecte

Separe um tempo para se desconectar, durante esses dias, nada de ficar pensando no mundo lá fora. Esqueça o grupo de whatsapp dos amigos e o e-mail de trabalho. Reserve um tempo para si. Dica: se puder tire mais do que um final de semana de folga, afinal dois dias é pouco para se desligar da rotina.

Entre de cabeça na experiência

O dia-a-dia de um retiro espiritual ou de yoga é completamente diferente do que você está acostumado. Por isso, procure saber as regras do lugar que você está indo para poder entender o que você vai vivenciar e se dedicar a experiência. Alguns locais contam com normas como silêncio, nada de consumo de álcool e dietas vegetarianas, por isso, sempre mande e-mails perguntando ou confira no site do local para onde você quer ir.