Saiba por que escolher uma pousada sustentável na sua próxima viagem para o Vale do Capão

28/10

A onda da sustentabilidade tem conquistado muitos adeptos conscientes por aí. Muitas escolhas fazem parte desse estilo de vida que pretende preservar mais o planeta em que vivemos. Desde fazer coleta seletiva, consumir alimentos orgânicos, produzir menos lixo até a escolher pousadas sustentáveis na hora de viajar.

Já existem vários hotéis de luxo, pousadas de charme e resorts que procuram oferecer além de conforto, comodidade, estrutura moderna também atender a essas demandas de ajudar o planeta. Seja diminuindo o rastro de carbono ou oferecendo produtos reutilizáveis em suas dependências, a rede hoteleira tem adotado medidas cada vez mais eco friendly.

O Vale do Capão, na Chapada Diamantina é um paraíso preservado na Bahia. Além de ser um dos destinos favoritos dos turistas que estão em busca de proximidade com a natureza. Por isso, a comunidade local sempre busca conservar sua rica fauna e flora, através da adoção de medidas cada vez mais sustentáveis.  

Quer saber como ser amigo da natureza e ainda aproveitar todo conforto e estrutura uma pousada pode oferecer? Continue lendo e saiba porque escolher uma pousada sustentável para sua próxima viagem para o Vale do Capão.

Pegada ecológica

A forma de viver e consumir deixa marcas no meio ambiente, ou pegadas. A depender de como se caminha elas podem mudar de tamanhos e danos para a natureza. Talvez você já tenha ouvido falar do termo “pegada ambiental” ou “pegada ecológica”, que é uma forma de contabilizar como o consumo humano afeta os recursos naturais do planeta.

Para manter essa caminhada cada vez mais verde, que tal procurar uma pousada sustentável para se hospedar? As opções vão desde lugares que utilizam placas de energia solar para gerar eletricidade ou que tem captação de água da chuva para sanitários, irrigação de plantas, até mesmo locais que utilizam materiais recicláveis e produzem menos lixo.

Ser sustentável já se tornou uma missão para muitas pousadas e hotéis ao redor do mundo, sejam eco resorts no meio da natureza, grandes empreendimentos em centros urbanos, até mesmo spas e locais para retiro espiritual.

Charme e sustentabilidade no Vale do Capão

Um dos melhores destinos do Brasil para quem está em busca de um contato mais próximo com a natureza é a Chapada Diamantina, na Bahia. Esse paraíso natural tem sido preservado com o passar dos anos pela comunidade local, e possui fauna e flora riquíssimas. É lá que está presente a pousada Villa Lagoa das Cores, localizada no Vale do Capão, um dos lugares mais lindos da Chapada.

Além do consumo consciente de água, coleta seletiva, compostagem e prática de agricultura orgânica em horta própria, a pousada realiza grupos de autoconhecimento para ampliação da consciência ambiental. A atenção está em todos os detalhes, que vão desde as práticas da pousada até políticas sociais, como apoio a projetos culturais e ambientais do Vale do Capão, com participação ativa para o desenvolvimento organizado e sustentável.

Cuidar do planeta com hábitos sustentáveis também começa pelo cuidado com o nosso corpo e energias, que tal começar a se cuidar com uma ida a um spa holístico? Confira todos os benefícios.