Vale do Capão: Conheça 3 trilhas leves com lindas cachoeiras para visitar na região

10/09

O Vale do Capão é um destino belíssimo e muito procurado por aventureiros do Brasil e do mundo. Quem se planeja para conhecer o local já tem em mente que irá se jogar na imensidão do Vale para fazer trilhas e conhecer as suas mais belas paisagens. Os roteiros mais buscados são aqueles que envolvem cachoeiras, poços e grutas de águas cristalinas.

Alguns passeios envolvem trilhas de muitas horas e até dias, o que exige uma experiência prévia de aventuras ou pelo menos alguma preparação física. Mas também existem possibilidades para quem é iniciante, está em família ou apenas quer curtir uma trilha mais leve que levem aos cartões postais da Chapada Diamantina.

Se você está planejando uma viagem para o Vale do Capão e quer conhecer 3 destinos lindos e de fácil acesso, continue lendo!

Passeio rápido para Conceição dos Gatos

Esse é um bom passeio para quem é iniciante nas trilhas e caminhadas. O vilarejo de Conceição dos Gatos fica a uma distância de cerca de 10 km do Vale do Capão, saindo dele em direção a Palmeiras, e tem cachoeiras maravilhosas! Todas elas são excelentes para banho, com águas calmas e super refrescantes. 

Para chegar na Cachoeira do Meio, são cerca de 10 minutos andando do vilarejo. Ela tem uma vista incrível onde você pode ser a paisagem da vila e toda a mata que tem ao redor do lugar. Além de contar com uma vista incrível. Na entrada da trilha é necessário pagar R$2,50, pois ela fica dentro de uma propriedade privada. 

Mergulhando fundo na Cachoeira do Rio Preto

Com roteiro de caminhada leve, a entrada desta trilha fica apenas a 20 minutos a pé do Vale. Depois de entrar são 40 minutos apreciando a vista até chegar em um poço bem grande perfeito para nadar e mergulhar. Na beira da cachoeira você ainda encontrará vendedoras locais com lanchinhos vegetarianos e água.

Além disso é possível pegar outras trilhas no caminho para visitar destinos como a Cachoeira de Rodas. Se você ainda não for familiarizado com o local, é bom ir acompanhado de um guia. A trilha tem muitas bifurcações e não conta com placas ou indicações.

Banho gelado na Cachoeira Purificação

A trilha para chegar até a Cachoeira da Purificação é tão especial quanto seu destino final. Uma caminhada de cerca de 1 hora em um caminho que faz margem com o rio deixa tudo mais leve. Alguns trechos cruzam as águas que passam por ali, portanto é bom ir com um calçado adequado. Nesta trilha é bom contar com o auxílio de um guia.

Essa cachoeira é formada por três quedas d’água no meio de uma mata verdíssima. Uma paisagem inesquecível. Para se reenergizar depois da caminhada basta dar um mergulho nas águas mais geladas da Chapada! Caminhe até a terceira queda e depois pare nas anteriores, assim você conhecerá tudo e não fica com preguiça de subir depois. 

Para além de curtir aventuras e mergulhos, trilhas também são boas para relaxar e se conectar com a natureza. Além de excelentes locais para meditação. Você já meditou ao ar livre? Conheça todos os benefícios dessa prática.