Você medita ao ar livre? Saiba os benefícios

07/05

Você medita ao ar livre? Saiba os benefícios

Saiba os benefícios dessa prática e tenha uma vida mais feliz e consciente

A meditação é uma prática que traz diversos benefícios para a saúde mental e física, ajudando você a lidar com as ansiedades e estresses que o ritmo do mundo moderno nos coloca. Ao ar livre as vantagens de uma boa meditação são ainda mais satisfatórias.

Há estudos científicos que nos mostram a eficácia em pessoas que meditam regularmente. São pessoas mais felizes e satisfeitas do que a média. Resultados como esses tem uma importante repercussão na saúde, pois emoções positivas estão ligadas a uma vida social mais longa e saudável.

Dito isso, o hábito da meditação nos possibilita ter o contato com diversos benefícios. Sabe quais são eles? Continue com a leitura do artigo e saiba quais são os benefícios de meditar ao ar livre.

 

Melhora o sistema imunológico

A meditação age no nosso aspecto físico de modo que modifica o padrão de funcionamento de diferentes órgãos e sistemas e os batimentos cardíacos diminuem. Além disso, a prática da meditação intensifica a atividade da enzima telomerase, responsável pela defesa do organismo.

 

Emoções mais positivas

Estudos mostram que pessoas com o hábito de meditar acabam por diminuir consideravelmente os pensamentos negativos causados pela depressão - que apresenta taxas cada vez mais elevadas - , ansiedade e disfunções cerebrais, resultando no contrário disso: pensamentos positivos e bem estar psicológico.


A meditação eleva os padrões cerebrais ao estado Alfa, promotor da cura, fazendo com que a mente fique delicada e renovada. Quem pratica a meditação regularmente traz emoções cada vez mais positivas como:

  • aumento da sensibilidade
  • amor
  • compaixão
  • alegria
  • desenvolve a intuição
  • mais clareza na mente e paz de espírito
  • os problemas passam diante de seus olhos, tornando-se pequenos
  • ganho de foco e expande o relaxamento 

 

Bem estar mental

Com uma mente mais tranquila e focada na paz interior, o cérebro inibe a produção de adrenalina e cortisol, ambos responsáveis por reações de ansiedade, estresse e falta de concentração. 

Em contrapartida, ele passa a produzir os “hormônios do bem”, como a endorfina, que traz a sensação de relaxamento, além de serotonina e a dopamina, que são hormônios relativos às sensações de felicidade e motivação.

 

Criatividade

Ao estar mais motivado, com um cérebro mais focado e com frequentes e contínuas sensações de felicidade, a meditação desenvolve uma mente além de intuitiva, mais inspirada, imaginativa, subjetiva e que age de forma autêntica.

 

Harmonização do ambiente

Meditar faz você entrar em sintonia com o universo, por isso traz sensação de vastidão, calma e alegria. Ao sentir isso, você leva harmonia para o planeta.

Transformações internas e autoconhecimento

A verdade é que meditar também diz muito sobre si mesmo. Ao lidar com as reações de seu corpo, você entra em um processo de autoconhecimento. À medida que conhece mais seu corpo de dentro pra fora, começa a surgir o interesse pelo universo e mistérios da vida. Assuntos como o amor, o desenvolvimento da compaixão e a genuidade aparecerão na sua mente como dúvidas que precisam ser supridas.

Ao chegar nessa fase, quer dizer que se está num nível alto de sintonia e você vai entender todas essas questões que lhe soarão familiar, através da busca frequente.

 

Escolha um lugar de paz para sua meditação ao ar livre

Os benefícios da meditação ao ar livre são ainda maiores quando você decide realizar em um ambiente de paz e contato com a natureza, como você encontra aqui no Vale do Capão. É essencial encontrar um lugar de tranquilidade e harmonia, ideal para concentrar-se em si mesmo.

Pensando nisso, oferecemos aqui na Pousada Villa Lagoa das Cores ambientes para a prática dessa atividade como as áreas de redário, gazebos, labirinto de meditação, canto de contemplação e até mesmo o mirante e as trilhas internas (veja aqui todos eles), que são espaços dedicados para aqueles que buscam por momentos de paz consigo mesmo.


Então, diante de todos os benefícios trazidos pela meditação, o que está esperando para torná-la um hábito em sua rotina? Espero que a leitura desse artigo te faça começar a praticar agora mesmo e dê outro sentido à sua vida.